A Lei que fundamenta a Homeopatia foi descrita por Hipócrates, o Pai da Medicina, na Grécia Antiga, redescoberta e resgatada por Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia.
Segundo Hipócrates, existem três formas de cura:
- A primeira forma de cura é a Vis medicatrix naturae, ou seja, a via de cura natural. Significa que a natureza se encarrega de restabelecer a saúde do doente. Nesse sentido, o papel do médico seria apenas de contribuir com a tendência natural do corpo, observando e eliminando obstáculos para a recuperação da saúde.
- A segunda forma de cura é a Similia similibus curantur, chamada de lei dos semelhantes. Significa que a doença pode ser curada pela aplicação de medidas semelhantes à doença. Quando um médico dá ao paciente uma substância que provoca os mesmos sintomas da doença, estimulando o organismo a responder mais intensamente para buscar o reequilíbrio, a homeostase do organismo.
A cura pelo semelhante, descrita por Hipócrates, atua auxiliando a Vis medicatrix naturae; a tendência natural do corpo de recuperar a saúde. - A terceira forma de cura é a Contraria contrariis curantur, chamada de lei dos contrários. O médico trata a doença à base dos “antis”: anti-inflamatório, antipirético, antibiótico, anti-espasmódico, anti-hipertensivo. Esta forma é muito eficaz em quadros severos, porém, se a causa não é tratada e não oferece condições para que o seu próprio organismo promova o reequilíbrio, os sintomas tendem a voltar quando o uso do medicamento é suspenso.
Hahnemann clinicou durante algum tempo, mas tornou-se insatisfeito com os resultados obtidos com a medicina tradicional, optando por ganhar a vida traduzindo livros médicos.
Em 1790, durante a tradução da Matéria Médica de Cullen, ficou intrigado com as explicações dadas por este para os efeitos terapêuticos da quina.
Ele a experimentou em si mesmo, observando manifestações bastante semelhantes às apresentadas por pacientes com malária.
Concluiu, então, que a quina era utilizada no tratamento da malária porque produzia sintomas semelhantes em pessoas saudáveis.
Animado por esses resultados, experimentou outras substâncias, obtendo resultados similares.
Apoiado em suas evidências experimentais e na filosofia hipocrática (Similia similibus curantur), Hahnemann idealizou uma nova forma de tratamento, embasada na cura pelos semelhantes.
Criam-se, portanto, os fundamentos da medicina homeopática, que divergem, em essência, dos conceitos terapêuticos alopáticos da medicina tradicional.
Vale ressaltar que as concepções hahnemannianas reviveram muito da tradição hipocrática – atenção ao regime alimentar, importância dos fatores climáticos, psicológicos e a existência da energia vital.